31.3.12

Vinagre de Cidra





Com o aproximar do Verão, são muitas as pessoas que se preocupam com a sua aparência, principalmente com os quilos que ganharam durante o Inverno. Há quem julgue que este problema é exclusivamente das mulheres mas, na verdade, cada vez mais os homens se preocupam também com o seu aspecto físico. É comum, nesta época, surgirem as dietas e as idas diárias ao ginásio.

Em boa verdade, a vontade de emagrecer que surge nesta altura do ano com a chegada da época balnear, deveria manifestar-se também durante os restantes meses do ano. Pois, como é do conhecimento de todos, a obesidade contribui para inúmeros problemas como a hipercolesterolémia, a hipertensão, as doenças cardiovasculares, a diabetes, entre outros. Um peso excessivo é ainda um indicador de uma alimentação incorrecta, tanto em qualidade, como em quantidade.

Todavia, é necessário ter bastante cuidado com as dietas, pois muitas delas são demasiado violentas, levando o nosso organismo a reagir negativamente, através de enfraquecimento muscular, de deficiências imunitárias, de alterações hormonais, neuroses, etc.
Na minha opinião, o factor mais importante numa dieta é o equilíbrio alimentar alcançável através da variedade de alimentos. Desta forma, o nosso corpo recebe os nutrientes que lhe são vitais: vitaminas, minerais, proteínas, fibras, etc. Outro factor a ter em atenção é o fraccionamento, isto é, devem repartir-se o mais possível as refeições ao longo do dia, de modo a que nunca se tenha a sensação de fome. Ao jantar ingira alimentos mais leves, para evitar armazenar as calorias que não vai gastar.

Coma devagar e saia sempre da mesa com uma sensação de que poderia comer mais.

De uma forma geral, existem determinados alimentos que deve excluir da sua dieta. Assim, nomeadamente no que respeita as gorduras, evite os fritos, as carnes gordas e os molhos. Rejeite ainda os hidratos de carbono de absorção rápida, como o açúcar, bolos, guloseimas, refrigerantes, dando preferência aos hidratos de carbono de assimilação lenta, como os farináceos (batata, pão, etc.). Passe a incluir na sua alimentação diária vegetais frescos, leguminosas secas (como a soja, devido ao seu elevado teor proteico) e fruta. É também muito importante a ingestão de líquidos, nomeadamente de água, ao longo de todo o dia (de preferência no intervalo das refeições).

E, claro, para além duma alimentação equilibrada, o exercício físico é uma ajuda fundamental numa dieta de emagrecimento. Deverá andar uma hora a pé todos os dias, caso não possa ir ao ginásio.

No que respeita a utilização de suplementos alimentares para promover o emagrecimento, julgo que alguns deles podem ser úteis, se utilizados com precaução e desde que não existam contra-indicações, nomeadamente os suplementos ricos em fibras para ajudar a combater o apetite. Contudo, lembre-se de que não existem produtos milagrosos que regulem os hábitos alimentares.

Entre as inúmeras substâncias utilizadas em produtos que ajudam a promover o emagrecimento vou salientar a acção do vinagre de maçã (ou de sidra), devido ao facto de, ultimamente o seu valor e eficácia terem sido várias vezes questionados.

O vinagre é um produto muito utilizado na culinária. Porém, o vinagre de maçã é diferente, conhecido principalmente devido aos seus efeitos benéficos. Usado há milhares de anos, o vinagre de maçã é um produto natural preparado sem aditivos químicos. Este tipo de vinagre é obtido a partir da fermentação do açúcar do sumo de maçã que se converte em álcool, originando a bebida a que chamamos sidra. Esta sidra, ao entrar em contacto com o oxigénio e pela adição de bactérias acéticas, sofre uma série de reacções químicas, convertendo o seu teor de álcool em ácido acético, obtendo-se assim, o vinagre de maçã. O facto de ter um sabor muito particular, embora mais agradável que o do vinho, faz com que por vezes, existam pessoas que não o conseguem ingerir. Contudo, actualmente existe a possibilidade de concentrar as propriedades do vinagre de maçã em cápsulas.

São muitas as pessoas que recorrem ao vinagre de maçã devido ao facto de o considerarem uma fonte de saúde e vitalidade a vários níveis. Nomeadamente, no que se refere aos suplementos indicados nas dietas de emagrecimento, o vinagre de maçã é utilizado para ajudar a digerir as gorduras e as proteínas, fazendo uma «pré-digestão» de vários alimentos, como é o caso da carne, por exemplo. Desta forma, promove a digestão, o metabolismo e a desintoxicação do organismo, ajudando a controlar o peso. O vinagre de maçã possui ainda uma actividade antibacteriana e fungicida que desempenha um papel importante na manutenção da flora intestinal. O vinagre de maçã possui um elevado teor de pectina (fibra) que ajuda a regular a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome e o armazenamento de gorduras. É de destacar ainda que o vinagre de maçã possui vários aminoácidos, minerais (potássio, cálcio, magnésio, fósforo, sódio) e vitaminas (várias vitaminas do grupo B, vit. A, vit. E, vit. C). Ao utilizar este vinagre para temperar as suas saladas, alimento frugal e muito adequado a esta época do ano, estará a beneficiar o seu organismo e obterá um agradável paladar.



Sem comentários: