31.3.12

Falta de Energia






São cada vez mais as queixas relacionadas com a falta de energia, sendo muito comum ouvir relatos de pessoas que se sentem constantemente cansadas, sem vitalidade e sem motivação para o seu dia a dia. O quadro ideal seria ter energia, vitalidade e gosto em tudo o que fazemos e assim atingir um estado de harmonia ou qualidade de vida, se assim lhe quisermos chamar. Para isso contribuiria ainda a qualidade dos alimentos que ingerimos, a prática de exercício físico e o equilíbrio mental proporcionado pela realização profissional e a felicidade a nível pessoal. Porém, a verdade é que esta não é a realidade da maioria das pessoas…

A falta de energia pode afectar qualquer pessoa ao longo da sua vida por determinadas razões específicas. Porém, quando a falta de vitalidade surge sem uma razão aparente ou se prolonga por longos períodos, requer cuidados importantes. Em primeiro lugar, deve averiguar-se se não existe nenhuma doença que debilite o sistema imunitário e, consequentemente, diminua os níveis de energia. O facto de estarmos expostos a demasiado stresse, o excesso de trabalho e não descansarmos o suficiente também agrava a situação. Um estilo de vida sedentário e pouco saudável, caracterizado por maus hábitos alimentares, situações de excesso de álcool, tabaco e cafeína, aliadas à quase inexistente prática de exercício físico, pode acentuar a falta de energia. Por vezes, alguns pacientes afirmam sentir-se mais cansados aquando da mudança de estação, principalmente na Primavera.

Neste domínio, o uso de alguns suplementos poderá revelar-se uma ajuda fundamental. Um multivitamínico e mineral, com plantas pode ajudar a colmatar uma eventual carência e a estimular a energia. A vitamina C, considerada a vitamina energética, por excelência, ajuda a combater o stresse e a fadiga. As vitaminas do grupo B (principalmente a Vit. B12, B2, B3 e o ácido fólico) são também importantes pois ajudam a regenerar os tecidos. A vitamina E, presente em abundância no óleo de gérmen de trigo, é também benéfica devido às suas características antioxidantes. Destaco ainda a acção do magnésio, visto que este é um mineral que activa cerca de 76% dos enzimas do nosso organismo, pelo que pode ajudar em casos de ansiedade, insónia e irritabilidade.

No que respeita os suplementos fitoterápicos destaco a acção de algumas plantas adaptogénicas como o Ginseng (Panax ginseng), uma das plantas mais utilizadas na medicina tradicional chinesa. De uma forma resumida, esta planta ajuda o organismo a defender-se dos desgastes e a proteger-se. Com características semelhantes salienta-se também a Rodiola (Rodiola rosea) que tem um efeito protector dos neurotransmissores (serotonina e dopamina), aumentando a sua actividade, por inibição da sua destruição enzimática e prevenindo a sua diminuição, causada pela excessiva libertação de hormonas do stresse.

Outro suplemento a salientar é a L-carnitina, pois converte os alimentos em energia, ou seja, é responsável pelo transporte dos ácidos gordos de cadeia longa, transformando-os em energia nas mitocôndrias. O co-enzima Q-10 pode ser benéfico, pois a sua principal função química é ser responsável pela produção de energia nas células, auxiliando os enzimas nos seus processos catalisadores, imprescindíveis ao funcionamento do nosso organismo.

Para além destas sugestões naturais para ajudar a aumentar os níveis de energia, aconselho ainda a que tente fazer um sono repousante (7 a 8 horas), pratique exercício e tenha a especial preocupação com a qualidade dos alimentos de ingere. Deve afastar o pessimismo e tentar pensar positivamente: conseguir identificar os problemas, reconhecê-los e, ao mesmo tempo, ter a capacidade de encontrar soluções. Recordo, que para que possa encarar o quotidiano com vitalidade e energia e consiga atingir os objectivos a que se propõe, é necessário haver equilíbrio entre o corpo e a mente. Por isso, aprenda a relaxar, a pensar positivo e a energia que julga que perdeu surgirá naturalmente.


Sem comentários: