Reiki - Idosos







Em muitas sociedades, os idosos estão cada vez mais isolados. Muitos vivem seus últimos anos sem um companheiro e sem o benefício da família por perto. Mesmo que tenham pessoas com quem conversar, o que quase todos eles não têm é o toque. Essa falta de contacto físico contribui para o declínio do corpo e também dificulta-lhes recuperar-se da doença. É por isso que um animal de estimação pode ser muito importante para uma pessoa idosa; acariciar um animal ajuda muito a substituir o toque humano.

As pessoas mais velhas também cresceram numa época em que a inibição com relação ao corpo era bem maior. A ideia de despir-se para uma massagem não agrada absolutamente a uma pessoa  idosa, e apesar dos benefícios dessa modalidade de terapia, uma barreira psicológica as impede de aceitá-la. Por esses motivos, o Reiki é o tratamento perfeito para o idoso, como são a reflexologia, a massagem indiana da cabeça, porque nenhuma delas é tão intrusiva como a massagem, mas ainda assim têm no toque o seu elemento fundamental.


Doenças Comuns:

Os idosos têm grande probabilidade de sofrer de doenças crónicas, como artrite, por exemplo, e o Reiki pode ser muito benéfico para aliviar a dor nas articulações. Ele também é útil para tratar problemas de sono, muito comuns nessa fase da vida.

Os tratamentos Reiki podem ainda aumentar a vitalidade, a energia e a agilidade mental trazendo uma sensação de contentamento.  Ajudam a soltar e a aliviar a dor de músculos tensos, melhoram a circulação e a coordenação, facilitam a respiração, acalmam o sistema nervoso, proporcionando serenidade e paz.

Os idosos também têm maiores probabilidades de passar longos períodos de tempo no hospital; você pode oferecer-lhes Reiki para fortalecê-los antes de uma cirurgia e para acelerar a recuperação no pós-operatório.

Sem dúvida, podemos recorrer ao Reiki para tratar doenças terminais. Embora não haja garantia de remissão em nenhuma idade, o Reiki pode acompanhar suavemente uma pessoa ao longo da jornada dos últimos dias e ajudá-la a realizar uma passagem tranquila.

O toque é também um dos sentidos que podem proporcionar confiança e conexão com muitas pessoas com demência.


Problemas de Mobilidade:

O tratamento de Reiki aplicado a uma pessoa idosa não difere daquele dado a outro adulto. Entretanto, é preciso levar em consideração a questão da mobilidade física. É possível que um idoso não consiga subir numa mesa de tratamento. Por isso, o tratamento pode ser na posição sentada, numa cadeira com espaldar reto ou até mesmo deitado na sua própria cama.



Sugerimos o seguinte endereço:

CuidaCarinhos - Residência Sénior na Maia com Terapia de Reiki para idosos
http://www.cuidacarinhos.pt

Sem comentários: