7.4.12

Óleos Essenciais







O conceito de Óleo Essencial - são substâncias orgânicas, puras, voláteis e extremamente potentes. São considerados a "alma" de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de acção terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. A título ilustrativo, uma gota de Óleo Essencial em geral corresponde a 20 ou 30 chávenas  de chá daquela erva/planta aromática.

Presentes em várias partes das plantas (folhas, flores, madeiras, ramos, frutos, rizomas), são compostos formados por várias de substâncias químicas - como álcoois, aldeídos, ésteres, fenóis, hidrocarbonetos, etc -havendo sempre a prevalência de uma ou duas delas, que assim irão caracterizar os aromas e a sua acção terapêutica. 


A qualidade de um Óleo Essencial pode variar de ano para ano, tal como a colheita de um bom vinho! A altitude e o solo afectam a qualidade, tal como o clima e o momento exacto da colheita. 

Colher o ingrediente base é apenas o primeiro aspecto a ter em consideração, pois se se retardar, ou se for extraído sem utilizar o melhor método possível, o óleo essencial que se obtem poderá ser de qualidade inferior. São obtidos pelos processos de destilação a vapor, extração por solvente ou por prensagem, entre outras.

A percentagem dos Óleos Essenciais a usar depende da sua composição química e varia de planta, para planta, da forma de extracção, do local de cultivo, entre outros indicadores.
 

Os Óleos Essenciais são procedentes dos mais variados cantos do mundo e o seu preço é sempre elevado quando comparado à grande maioria das essências comercializadas no mercado - que, ao contrário dos Óleos Essenciais, são produzidas sinteticamente em laboratório - possuindo em geral um cheiro agradável, mas destituídas de qualquer propriedade terapêutica. 

Sem comentários: