18.4.12

Credencial do Peregrino





1. O que é?

É um documento que identifica o peregrino. Para além dos dados pessoais, indica o local e a data de partida, e o modo no qual realiza a peregrinação. É pessoal e intransmissível.


2. Para que serve?

A "Credencial do Peregrino" não dá quaisquer direitos.
A "Credencial do Peregrino" identifica a pessoa como peregrino a Santiago de Compostela, e tem como finalidades básicas:

a) O acesso aos Albergues de Peregrinos que oferece a hospitalidade cristã do Caminho;

b) O acesso, em Portugal, à rede nacional das Pousadas da Juventude, substituindo o Cartão de Alberguista (os peregrinos beneficiam de um desconto de 10%).
 
Note que:

a) Não se podem efectuar reservas nos Albergues de Peregrinos Públicos (Ao invés é permitida a reserva nos Privados);

b) É aconselhável efectuar reserva prévia nas Pousadas da Juventude;

c) O acesso será prioritariamente aos peregrinos a pé, depois aos peregrinos em bicicleta e a cavalo.

A "Credencial do Peregrino" ainda é necessária para solicitar a “Compostela” na Oficina do Peregrino, em Santiago de Compostela.

Atenção! A “Compostela” apenas é concedida a quem efectua a peregrinação com sentido cristão: devotionis affectu, voti vel pietatis causa, ou ainda numa atitude de busca espiritual, e apenas a quem chegue ao túmulo do Apóstolo São Tiago tendo percorrido pelo menos os últimos 100km a pé ou a cavalo, ou os últimos 200km em bicicleta.


3. Como se utiliza?

A "Credencial do Peregrino" deve ser carimbada duas vezes por dia nos lugares por onde se passa (os carimbos podem ser de igrejas, albergues de peregrinos, confrarias e associsações do caminho de santiago, instituições diversas, hotéis, bares...), indicando sempre a data, afim de demonstrar que se está efectivamente a realizar a preregrinação.
Quando chegar a Santiago de Compostela deverá se deslocar a "Oficina do Peregrino" (Rua do Vilar, nº 1 - Junto a Catedral), para receber o último carimbo (de conclusão da peregrinação), e solicitar a "Compostela".

A "Credencial do Peregrino" é apenas válida para uma peregrinação. 

4. Informações Importantes:

a) O acesso aos albergues será prioritariamente aos peregrinos a pé, depois aos peregrinos em bicicleta e a cavalo;

b) Os grupos organizados (com mais de 10 pessoas), deverão procurar alojamento alternativo aos Albergues de Peregrinos;

c) Os peregrinos com carro de apoio (mesmo que não sejam grupo) não têm prioridade no acesso aos Albergues de Peregrinos, devendo procurar alojamento alternativo aos Albergues de Peregrinos; Exceptuam-se desta regra os peregrinos portadores de deficiência;

d) Poderá ser usada a entrega da "Credencial do peregrino" a quem esteja referenciado por más práticas no Caminho de santiago".


5. Quem pode obter a "Credencial do Peregrino"?

A "Credencial do Peregrino" é apenas para os peregrinos a pé, em bicicleta ou a cavalo, que desejam fazer a tradicional peregrinação ao túmulo do Apóstolo São Tiago Maior de Compostela, com sentido cristão, mesmo que seja apenas em atitude de busca.

Os acompanhantes em carro de apoio não podem obter a "Credencial do Peregrino".

Na "Credencial do Peregrino" entregue pela AEJ, constará o seu logotipo e o número da credencial. A credencial será sempre entregue preenchida com os dados do peregrino. 



6. Como e onde obter a "Credencial do Peregrino?

A "Credencial do peregrino" pode ser obtida nas Paróquias, nas Confrarias de São Tiago, nas Associações de Amigos do Caminho de Santiago, nos Albergues de Peregrinos (Espanha), ou outras entidades reconhecidas p+ela Oficina do peregrino (Arcedbispado de Santiago de Compostela

Em Portugal a  Associação Espaços Jacobeus (AEJ) é a instituição reconhecida pela Igreja Compostelana para a entrega da “Credencial do Peregrino”.
 

Pode ainda obter a sua credencial nos seguintes locais: 

- Sé Catedral do Porto
 
- Centro de Estudos Jacobeus – Porto

- Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates

- Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima

- Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo

- Albergue de Peregrinos de Valença
 









Sem comentários: