Se estiveres disposto a levar a caminhada até ao fim, o teu corpo, mesmo ressentido, vai corresponder. Mas não exageres e cuida da saúde, evitando perturbações que, agravadas, te podem trazer graves consequências.
Provavelmente, a dureza do Caminho vai-se-te reflectir primeiro nos pés, em consequência de não estares habituado a andar ou por utilizares calçado pouco adequado. Poderão surgir bolhas, que tratarás do seguinte modo atravessa-as com uma linha fina de algodão branco, perfurando-as em dois pontos com uma agulha fina e comprida de forma a constituir um anel, que servirá de dreno. Nunca removas a pele que as cobre e desinfecta-as, sempre que possas, com BETADINE.
Poderás também protegê-las com um penso. Para as evitares, utiliza calçado usado e a que estejas habituado e dois pares de meias, um interior de algodão e sem costuras e outro exterior mais grosso, por exemplo de lã. Antes de calçares as meias esfrega os pés com vaselina.
As distensões musculares e as cãibras aliviam-se com massagens e com um bom duche de água quente ao fim de cada jornada, tomado antes que o corpo arrefeça. Faz alguns exercícios para provocares o estiramento muscular e descansa o que poderes com as pernas estendidas e elevadas em relação ao corpo, para estimular a circulação. Nestas situações poupa-te, pois podes provocar uma tendinite, que é sempre dolorosa e quantas vezes impeditiva de continuar a caminhada.
Se tal suceder, deves recorrer a um analgésico anti-inflamatório. Em caso de entorse, coloca também uma ligadura e redobra as cautelas.
Bebe água com frequência para evitar a desidratação. Se fores atreito a quebras de tensão quando te sujeitas a esforços físicos, come um ou dois rebuçados ou frutas secas, de que irás prevenido.
Protege-te do sol cobrindo sempre a cabeça e utilizando creme protector para as queimaduras. Das picadas de insectos, nomeadamente dos mosquitos frequentes nas áreas encharcadas, defendes-te com repelentes.
Se tens medicação habitual, não te esqueças dela em casa. Finalmente, aconselho-te a trazer o Boletim de Saúde, que te pode ser necessário se, eventualmente, tiveres que recorrer a um estabelecimento de saúde em Portugal ou em Espanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário