Existem várias formas de algas preciosas e nos últimos 40 anos a Spirulina tem vindo a ser a escolhida pelas suas características nutritivas. Muito antes de se tornar a favorita da indústria de comida saudável, há vários séculos que a Spirulina é o alimento regular dos Norte Africanos e Mexicanos. Hoje em dia, muitas pessoas pelo mundo fora já se aperceberam que a Spirulina é um alimento poderoso de grande potencial como fonte de alimento completo, medicamento e recurso bioquímico.
A Spirulina é uma das primeiras formas de vida concebidas pela Natureza há mais de 3.6 biliões de anos atrás e contém, portanto, biliões de anos de sabedoria evolutiva no seu ADN. É o fruto da primeira forma de vida fotosintética da Terra. É também composta por uma única célula que transforma a luz solar em energia activa.
Vista ao microscópio, a Spirulina tem uma côr azul esverdeada e tem o aspecto de um espiral de longos e finos filamentos.
A Spirulina é muito adaptável e desenvolve-se numa ampla variedade de ambientes, incluindo a água fresca, nascentes tropicais, água salgada e salinas.
É ainda rica em nutrientes e muito fácil de ser digerida. Muitas pesquisas concentraram-se no cultivo e colheita daquilo a que carinhosamente chamam “o verde”. Foi descrito como “probiótico” e “super alimento”.
O cultivo da Spirulina também trouxe interesse porque, assim como outras microalgas, a Spirulina é extramente adaptável, mesmo quando sujeita a condições extremas. Por ser rica em nutrientes e possuir uma capacidade para se desenvolver em condições adversas, a Spirulina tem um enorme potencial para ser uma fonte de alimento que ajudará a alimentar e a nutrir as populações do mundo.
Como planta, a Spirulina é incrivelmente rica contendo um equilíbrio de nutrientes que, virtualmente, fazem dela um “alimento completo” – capaz de manter a vida sem a necessidade de outros alimentos.
A Spirulina fornece vitaminas, muitos minerais, amino ácidos essenciais, hidratos de carbono e enzimas. É pelo menos 60% proteína vegetal, a qual é pré digerida pela alga, tornando-a um alimento altamente digerível. Tem mais proteínas do que qualquer outro alimento. O seu perfil fora de série também inclui os ácidos gordurosos essenciais, os ácidos gordurosos GLA, lípidos, os ácidos do núcleo (RNA e DNA), complexo B, vitamina C e E e os químicos vegetais, tais como os carotenóides, clorofila (purificador do sangue) e ficocianina, a qual é uma proteína, que se sabe, evita o cancro.
Como é que cresce?
A Spirulina cresce em lagos alcalinos naturais e é parte da nova era da agricultura ecológica. A componente chave da produção de Spirulina é a luz do Sol e é dada atenção à medição da temperatura e aos níveis de oxigénio.
Dado que os pesticidas e herbicidas matariam muitas formas de vida num lago, os cientistas de algas aprenderam a equilibrar a ecologia do mesmo sem usar essas substâncias prejudiciais.
Esta forma de aquacultura representa uma das soluções necessárias à produção de alimentos enquanto se restaura o planeta.
Sem comentários:
Enviar um comentário