Hipócrates (pai da medicina) já dizia: “Faça do seu alimento o seu medicamento”. e a ciência hoje só comprova o quanto ele estava certo.
Obesidade
O que é?
Aumento exagerado do peso (e da gordura do corpo) que pode causar diabetes, problemas de coração, nas articulações, além de aumentar o risco de certos tipos de cancro. Os casos mais graves de obesidade podem levar à morte.
Possiveis causas?
Consumo errado de alimentos, por problemas hormonais e emocionais, ou por certos medicamentos.
Alimentação pode ajudar?
Primeiro, melhorando os hábitos de alimentares. Dê preferência (sempre) para grãos integrais (arroz, quinua, amaranto, feijões, grão de bico etc), verduras, legumes e frutas (com casca, sempre que possível) que aumentam a sensação de saciedade. Também é importante evitar produtos refinados e/ou ricos em açúcar e gorduras.
Stress emocional
O que é?
É a sobrecarga emocional acumulada. Pode diminuir a resistência (causando infecções, gripes freqüentes etc), levar à obesidade ou a muita perda de peso. Em casos mais graves gera depressão, síndrome do pânico ou, em situações extremas, ao suicídio.
Possiveis causas?
As pressões psicológicas intensas e a ansiedade prolongada junto com a falta de lazer fazem com que o corpo produza excesso de radicais livres e de hormonas do stress como o cortisol.
Alimentação pode ajudar?
Os antioxidantes são importantes para neutralizar esses radicais livres e melhorar as defesas do organismo. Estão presentes, por exemplo, na soja e derivados, gérmen de trigo, uva, acerola, cebola, alho etc. Também é importante ter momentos de lazer e estar atento aos sintomas para procurar acompanhamento médico e/ou psicológico, se necessário.
Prisão de ventre
O que é?
É a difuculdade na eliminação das fezes.
Possiveis causas?
Alimentação deficiente, stress emocional, falta de atividade física, chegada da terceira idade e, no caso das mulheres, tensão pré-menstrual (TPM) e gestação.
Alimentação pode ajudar?
Consumir todos os dias alimentos ricos em fibras (grãos integrais, frutas com casca, saladas de folhas, farelos de aveia, de trigo, de arroz, linhaça) e bastante água (pelo menos 2 litros por dia). Em alguns casos, é importante ter acompanhamento nutricional clínico para saber se existe alguma sensibilidade específica a certo tipo de alimento.
Acne
O que é?
Inflamação nos poros da pele causada pelo excesso de oleosidade.
Possiveis causas?
Alterações hormonais, mau funcionamento do intestino, alergia a alimentos, deficiências nutricionais (falta de zinco, ácido pantotênico, selênio, vitamina A, ômega-3, biotina, cobre, magnésio).
Alimentação pode ajudar?
Preferir grãos integrais (arroz, soja, quinua, feijões, aveia etc) e consumir linhaça, espinafre, banana e uva. Pode ser necessário efectuar um exame clínico para descobrir se têm alergia a algum alimento específico.
Colestrol alto
O que é?
Aumento principalmente do LDL-colesterol (lembrando que existem três tipos principais de colesterol: LDL, HDL e VLDL) que pode causar doenças cardíacas.
Possiveis causas?
Alto consumo de gorduras, principalmente de carnes gordurosas, folhados, maionese, leite e derivados. Também pode aparecer por tendência genética ou por uso de certos medicamentos.
Alimentação pode ajudar?
Incluir na dieta farelo de aveia, maçã com casca, linhaça, azeite extra-virgem e alimentos integrais em geral.
Diabetes Tipo 2
O que é?
Produção insuficiente de insulina pelo pâncreas e/ou dificuldade do organismo para aproveitá-la da forma correta. Isso faz com que a glicose circule no sangue por mais tempo e em grande quantidade depóis de cada refeição, e pode causar muitos outros problemas.
Possiveis causas?
Se houver alguém na família com o mesmo problema, aumentam as possibilidades, mas a alimentação errada (muito açúcar e alimentos refinados, feitos com farinha branca) é a causa principal. Excesso de peso e falta de atividade física regular também aumentam o risco.
Alimentação pode ajudar?
Evitar açúcar e refinados, consumir alimentos naturais e integrais.
Envelhecimento precoce
O que é?
Diminuição da vitalidade, das defesas imunológicas e aparecimento de sinais do envelhecimento antes do esperado.
Possiveis causas?
O stress emocional, a má alimentação, o sedentarismo ou a atividade física excessiva produzem muitos radicais livres que fazem o corpo envelhecer antes do tempo.
Alimentação pode ajudar?
Consumir alimentos com propriedades antioxidantes como frutas, verduras e legumes de várias cores (de preferência, orgânicos), grãos integrais, chá verde e gérmen de trigo.
Pressão alta
O que é?
É o aumento do esforço do coração para bombear e fazer o sangue circular.
Possiveis causas?
Principalmente por causa do excesso de sódio na alimentação (através do sal de cozinha, de aditivos artificiais como a sacarina sódica, o ciclamato de sódio e alguns realçadores artificiais de sabor). Também pode aparecer por falta de beber água suficiente no dia-a-dia.
Alimentação pode ajudar?
Reduzir o sal e outros produtos ricos em sódio (adoçantes à base de sódio, temperos e molhos artificiais, sopas e massas instantâneas, salgados, etc). Tomar pelo menos 1,5 litro de água por dia.
Insónia
O que é?
Dificuldade frequente para começar a dormir ou para se manter dormindo (sem acordar no meio da noite).
Possiveis causas?
Stress emocional, falta de nutrientes na alimentação, entre outras causas.
Alimentação pode ajudar?
Evitar bebidas estimulantes (café, chá preto, mate ou chá verde, refrigerantes à base de cola) e bebidas alcoólicas, principalmente durante a noite. Fazer refeições leves na hora do jantar. Consumir bebidas calmantes como chá de camomila, cidreira, melissa ou passiflora a partir do fim da tarde.
TPM (Tensão Pré-Menstrual)
O que é?
Alterações de humor, inchaço, prisão de ventre e outros problemas que aparecem dias antes da menstruação chegar. Atinge mais ou menos 80% das mulheres.
Possiveis causas?
Mudanças hormonais próprias do ciclo da menstruação, mas que pioram muito com a má alimentação, a falta de atividade física e o stress emocional.
Alimentação pode ajudar?
Consumir mais alimentos integrais, folhas verde-escuras (couve, rúcula, escarola), banana, abacate, maçã, gérmen de trigo, nozes, grão de bico, linhaça e grãos integrais. Evitar açúcar, arroz branco e produtos feitos com farinha branca. Reduzir o sal de cozinha e de produtos industrializados ricos em sódio (salgados, massas instantâneas, adoçantes com sacarina sódica ou ciclamato de sódio e outros). Tomar pelo menos 2 litros de água por dia.
Osteoporose
O que é?
Enfraquecimento dos ossos que pode causar fraturas por "traumas" mínimos (como um tombo leve, um espirro e até um abraço mais forte).
Possiveis causas?
Principalmente nas mulheres, por mudanças hormonais que surgem depois da menopausa. Outras causas possíveis são: envelhecimento, deficiência de vitamina D, uso de certos medicamentos, má alimentação, sedentarismo e tendência genética.~
Alimentação pode ajudar?
Consumir alimentos ricos em cálcio, fósforo e magnésio como linhaça, repolho e grãos integrais (arroz, soja, lentilha, feijões, aveia). Evitar bebidas alcoólicas.
Gastrite e Azia
O que é?
A azia, que pode ser um sintoma de gastrite, é a sensação de queimação no estômago. A gastrite, é uma inflamação crônica das paredes do estômago que, se não tratada, pode levar à formação de úlceras (feridas na parede do estômago e/ou do intestino).
Possiveis causas?
Excesso de consumo de gorduras (como fritos, carnes gordas, cremes, folhados) ou de alimentos que irritam a parede do estômago (como café, chocolate e refrigerantes) entre outros hábitos maus de alimentação (como por exemplo, o costume de ficar mais do que 3 horas sem comer).
Alimentação pode ajudar?
Evitar alimentos muito gordurosos. Não ficar sem comer por mais de três horas. Fazer pequenos lanches nos intervalos das refeições principais e dar preferência aos alimentos naturais.
Celulite
O que é?
O nome correto é hidrolipodistrofia e se trata de uma alteração da pele da região das coxas e glúteos (áreas do corpo que têm menor temperatura), que acabam ficando com aparência parecida com a de uma casca de laranja. É muito comum entre as mulheres.
Possiveis causas?
Excesso de peso, mudanças hormonais, tendência genética, má alimentação, falta de atividade física, cigarro e uso de bebidas alcoólicas.
Alimentação pode ajudar?
Melhorar a alimentação (dar preferência para alimentos naturais e integrais). Alguns alimentos merecem destaque como a uva (com sementes), o chá de cavalinha, a aveia, a cevadinha, o pêssego, o gérmen de trigo, os cogumelos, a maçã com casca e a semente de girassol.
Sem comentários:
Enviar um comentário