31.3.12

Substitutos do Café





Beber café é um hábito antigo e popular em todo o mundo. Quer seja para ajudar a começar o dia ou para rematar uma refeição, são poucos os que lhe conseguem resistir. De acordo com estudos recentes, o consumo moderado de café (2 a 4 chávenas por dia) pode trazer alguns benefícios para a saúde.

No entanto, devido ao facto de naturalmente conter cafeína, uma substância excitante, estimula o cérebro, a respiração, os rins e a circulação. O seu excesso pode causar graves problemas de saúde: prolonga o efeito de vigília, fazendo com que muitas pessoas sintam dificuldade em adormecer, pode reduzir a quantidade de horas de sono e até originar períodos mais curtos de sono profundo. O excesso de café pode originar taquicardia, ansiedade, irritabilidade, agitação, dores de cabeça, problemas gastrointestinais e aumentar até a probabilidade de osteoporose.

Assim, desaconselha-se o seu consumo excessivo devido a questões de saúde e em determinadas ocasiões como a gravidez, por exemplo.

Em determinas alturas da história, a escassez de café ou o seu preço demasiado elevado deram origem a bebidas que tentavam imitar o seu sabor. Foram então, surgindo ao longo dos tempos, várias preparações que se assemelham a esta bebida, quer em termos de aspecto quer em termos de sabor e, sem o inconveniente de conterem cafeína. A maior parte dos chamados substitutos ou sucedâneos de café é composta por plantas ou cereais torrados, na forma de pó solúvel.

Os substitutos mais comuns

Um dos principais substitutos de café é a chicória, seguindo-se a cevada e o centeio (bem como os maltes destes cereais).

A chicória
A chicória, Chichorium intybus, é uma planta cultivada pelas suas folhas e raízes. As suas raízes são matérias-primas importantes para a alimentação animal e a indústria alimentar também extrai delas a inulina. As raízes desta espécie após secas, torradas e moídas são utilizadas como substitutos do café em praticamente todo o mundo. As folhas da chicória são consumidas cruas em saladas. Para além destas utilizações, a chicória tem sido utilizada como diurético, laxativo, auxiliar da digestão e as suas sementes possuem propriedades protectoras do fígado. Na sua composição destacam-se proteínas, minerais (cálcio, fósforo, ferro), vitaminas (vitamina A, B1, B2, niacina e vitamina C) e fibras.

A cevada
A cevada, Hordeum vulgare L. (e suas variedades), é um cereal utilizado na alimentação animal e no fabrico de bebidas como substitutos de café, na produção de malte e cerveja. É de assinalar o seu teor de fibras solúveis, nomeadamente beta-glucanos, substâncias que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e a regular os níveis de açúcar no sangue. Na indústria alimentar, a cevada faz ainda parte de cereais de pequeno-almoço, barritas, bolos, alguns tipos de pão, etc. Nos sucedâneos de café, utiliza-se frequentemente a cevada maltada devido ao seu sabor apelativo.

O centeio
O centeio, Secale cereale L. é um cereal amplamente utilizado na panificação e na alimentação animal. Também faz parte de cereais de pequeno-almoço e é usado na preparação de sucedâneos de café. O seu malte é utilizado na preparação de bebidas, como o whisky.

Alguns sucedâneos de café poderão ainda conter trigo, figos, bolotas, soja ou frutos secos.

Vantagens

Os sucedâneos de café constituem, através dos seus ingredientes, uma possível fonte diária de nutrientes (hidratos de carbono, proteínas, lípidos, fibras, minerais e vitaminas) essenciais para manter o bom funcionamento do organismo. E contribuem, de certa forma, para uma alimentação saudável e variada. Como são naturalmente isentos de cafeína, podem-se beber a qualquer hora do dia, inclusive por crianças.

Normalmente, são instantâneos, sendo a sua preparação fácil: basta adicionar água, leite ou bebida de soja e, assim, apreciar um sabor semelhante ao do café sem preocupações! Os substitutos do café podem ainda integrar qualquer receita onde normalmente se utilizaria café como, sobremesas, bolos ou gelados. Para uma maior qualidade opte por variedades de agricultura biológica!


Sem comentários: