31.3.12

Florais de Bach






Muitas das doenças que nos afectam diariamente têm origem na nossa mente e na atitude que tomamos perante a vida. Foi este carácter psicossomático da saúde que conduziu o médico Edward Bach a procurar uma solução na Natureza.

Este médico inglês (1886-1936) desenvolveu, nos anos 30, um processo de tratamento da saúde emocional baseado em essências florais. Segundo ele, o mais importante era tratar o doente e não a doença, pois segundo a sua opinião, a cura ocorria do interior para o exterior. De acordo com a teoria do Dr. Bach, as flores têm a capacidade de restaurar a vitalidade do paciente, permitindo que este supere as suas preocupações, os seus medos, etc., colaborando para o equilíbrio que caracteriza uma vida saudável.

No seguimento desta linha de pensamento, o Dr. Bach isolou 38 essências florais que são prescritas consoante o estado mental e os sentimentos do paciente. Assim, para melhor analisar a situação, este médico dividiu esses estados mentais em sete grupos: medo; indecisão e incerteza; desinteresse pelo presente; solidão; vulnerabilidade às influências alheias; desalento; preocupação excessiva com o bem-estar dos outros.

 A cada um destes grupos correspondem as 38 essências florais que, por razões de espaço não posso aqui enumerar. Os Florais de Bach, nome pelo qual é conhecida esta terapia, são extraídos das flores de arbustos e árvores, sendo porém um deles água natural de fonte. Nesta terapia, o interesse não reside na parte física da planta, mas sim na sua energia.

Para obter estas essências são recolhidas cuidadosamente flores sadias e vigorosas que se desenvolvem num ambiente sem poluição e que não foram submetidas a qualquer tratamento químico. Na sua obtenção são utilizados dois métodos: o solar e o da fervura. No método solar, as flores são colocadas num recipiente de vidro com água ao sol, durante um determinado período de tempo, enquanto que no método da fervura as flores são fervidas.

De seguida, filtra-se a água impregnada pela energia floral. Após este processo, à água energizada adiciona-se álcool que pode ser brandy, vodka ou conhaque, que actua como conservante. Para pessoas com restrições ao álcool, pode utilizar-se vinagre de maçã. O resultado desta mistura chama-se tintura-mãe, da qual se obtém, a essência de cada flor, normalmente apresentada num pequeno frasco de vidro com conta-gotas. Ao analisar quimicamente estas essências florais, os resultados demonstrarão basicamente água e álcool. Não haverá nenhum princípio activo físico que explique as suas propriedades curativas, pois como referido anteriormente, na terapia floral o princípio activo não é físico mas sim energético.

Em 1976, a Organização Mundial de Saúde reconheceu o trabalho do Dr. Bach e as suas essências florais pelos seus efeitos curativos. Porém, estas essências não devem ser encaradas como um remédio milagroso e devemos ter sempre presente que o seu principal objectivo é transformar a disposição negativa existente. Os Florais pretendem estimular a capacidade do corpo curar-se a si mesmo, ajudando o paciente a recuperar a confiança e a sentir-se bem consigo mesmo.

Para além das essências sob a forma de gotas diluídas que devem ser tomadas ao longo do dia, também pode beneficiar desta terapia através de compressas, banhos ou mesmo sprays ambientais. Pode ser prescrita uma única essência ou uma combinação de várias.

Na prática, se o paciente demonstra um estado mental que o enquadra no primeiro grupo (medo) e descreve sentimentos de pânico perante a perspectiva de uma viagem de avião, por exemplo, o floral aconselhado poderá ser o Rosa-rupestre, Helianthemum nummularium (ou Rock Rose, em inglês). Como a filosofia do Dr. Bach teve muitos seguidores que, ao longo das suas pesquisas, foram isolando outras essências, hoje em dia, utilizam-se muitos mais que os 38 florais iniciais.

Assim, actualmente, a terapia floral disponível no mercado baseia-se em combinações de várias essências que abrangem os vários grupos de estado de espírito. O próprio Dr. Bach elaborou uma fórmula composta por várias essências a que chamou de Rescue Remedy (remédio de emergência) que recomendava em situações de extrema tensão, como a antecipação de exames escolares, por exemplo.

Apesar de não haver provas científicas, existem inúmeros relatos de experiências pessoais que referem os benefícios da terapia floral. E, a verdade é que este tipo de terapia não apresenta quaisquer efeitos secundários nem interacções com outro tipo de tratamento, pelo que, poderá eventualmente ajudar a uma vida mais saudável. 


Sem comentários: