31.3.12

O armário de "remédios" naturais





É comum em todas as casas existir um pequeno armário com produtos que permitem prestar primeiros socorros e aliviar ligeiros problemas de saúde. Um kit de primeiros socorros também é bastante útil no local de trabalho ou ainda para levar durante as férias: na praia, no campo ou até na cidade e poderá facilmente aliviar possíveis queimaduras solares, picadas de insectos, ou até pés doridos.

Também aqui a Natureza pode dar o seu contributo, pois as plantas oferecem boas soluções e actuam de forma rápida e eficiente em casos de pequenas emergências e problemas comuns.
O objectivo não é substituir os serviços de emergência nem os profissionais de saúde, mas sim lidar de forma o mais eficiente possível com situações menos graves numa vertente mais natural e saudável. Os problemas mais graves (como fracturas, infecções ou doenças) requerem cuidados médicos. As mulheres grávidas ou pessoas com doenças crónicas devem sempre consultar o médico antes de utilizarem qualquer produto. É importante ainda manter o armário de remédios num local seco e fresco, para que os produtos se mantenham em boas condições, e afastado do alcance das crianças.

Para além de alguns artigos básicos como pensos rápidos, algodão, compressas, cotonetes, tesoura, termómetro, etc., eis algumas sugestões mais naturais que devem figurar no seu armário de remédios. Porque mais vale prevenir do que remediar!

Pequenas queimaduras e queimaduras solares

As propriedades medicinais do aloe vera são conhecidas desde os tempos mais remotos tendo, por exemplo, sido utilizado por Cleópatra há mais de 2000 anos para proteger a sua pele do forte sol egípcio e, assim, preservar a sua beleza. O gel de aloé é particularmente eficaz na pele lesionada: alivia a dor, acelera o tempo de cicatrização e pode ainda evitar a formação de bolhas e marcas.

Picadas de insectos

São úteis repelentes de insectos e loções para aplicar após a picada para aliviar os sintomas. Opte por produtos com ingredientes naturais à base de plantas (citronela, eucalipto, gerânio, aloé vera, hipericão e malaleuca, entre outras) e sem substâncias nocivas (DEET, PABA ou parabenos). 

Nódoas negras e pequenos arranhões

A principal utilização da arnica (Arnica Montana) é no tratamento de contusões. As lactonas presentes nesta planta inibem o derrame de sangue subcutâneo e evitam a inflamação dos tecidos em redor da área lesada. Pode encontrar esta planta disponível em creme, spray ou stick para ajudar a minorar os efeitos de pequenas quedas.

Pé-de-atleta

O óleo de melaleuca (Melaleuca alternifolia) possui importantes propriedades anti-fúngicas sendo amplamente utilizado no tratamento de micoses cutâneas, como o pé-de-atleta. Aplica-se externamente.

Prisão de ventre

São úteis plantas que contêm mucilagem, como o psílio, que tornam as fezes mais moles e volumosas. O figo, o ruibarbo, o tamarindo, a tâmara e a goma de guar fornecem fibras, favorecendo o trânsito intestinal e actuam rapidamente. O psílio encontra-se disponível em pó ou em cápsulas. Existem fórmulas ricas em fibras sob a forma de cubos, xaropes ou comprimidos.

Diarreia

Como forma preventiva, tenha no seu armário de remédios uma fórmula de probióticos, que contenha nomeadamente acidophilus, para ajudar a manter e restaurar o equilíbrio da flora intestinal.

Problemas digestivos

Algumas opções naturais podem ajudar a atenuar sintomas como cólicas, flatulência, azia (refluxo gastroesofágico), entre outros. O carbonato de cálcio é uma boa opção para refluxos ocasionais; a argila, a batata e a alteia reforçam a acção protectora da mucosa; o alcaçuz e o milefólio contribuem para aliviar as sensações de acidez gástrica. O funcho é vulgarmente utilizado para combater a flatulência.

Enjoos

O gengibre (Zingiber officinale) e um anti-emético eficaz, útil em casos de enjoos, provocados pelo movimento (viagens de avião, barco, carro, etc.). Ao contrário do que sucede com certos medicamentos, a característica anti-emética do gengibre não desencadeia efeitos secundários desagradáveis, como é o caso da sonolência. Indispensável para levar na sua mala de viagem!

Prevenção de resfriados

Existem substâncias que podem ajudar a reforçar as defesas imunitárias, a aliviar os sintomas e a combater a infecção. Tenha sempre disponível no seu armário de remédios vitamina C, zinco, sabugueiro, equinácea e própolis.

Dores de cabeça

Determinadas plantas podem ajudar a diminuir as dores de cabeça, como o salgueiro (Salix alba), por exemplo, que é utilizado há milhares de anos, devido, entre outras, às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. A matricária (Tanacetum parthenium) é indispensável em qualquer armário de remédios naturais, pois ajuda a aliviar as dores de cabeças e as enxaquecas, diminuindo a sua intensidade e frequência.

Insónias

Existem muitas plantas que podem ajudar a recuperar uma boa noite de sono, entre as quais salientamos a valeriana (Valeriana officinalis). Esta planta é um dos tranquilizantes vegetais mais populares e, segundo estudos, é eficaz no tratamento da insónia e melhora a qualidade do sono, não causando dependência.

Indispensável

Conhecida como “antibiótico”natural a própolis é uma goma-resina produzida pelas abelhas para proteger a colmeia. Tenha sempre à mão tintura de própolis para desinfectar pequenas feridas, verrugas, borbulhas e aftas. E reforce as defesas naturais com própolis aquando dos primeiros sinais de resfriados.

Sem comentários: