31.3.12

Flores Comestíveis





Há uma grande variedade de flores que se comem. No entanto, é importante saber que nem todas as flores são comestíveis! Aprenda a distingui-las e inove na criação dos seus pratos.
As flores são usadas na culinária há milhares de anos. Orientais, Romanos e até os povos do Mediterrânico as utilizaram, tanto para dar sabor a pratos como ornamento, conferindo um colorido especial à refeição. A nouvelle cuisine usa flores nas suas composições e muitas pessoas julgavam-nas apenas decorativas. No nosso país, as flores comestíveis têm pouca tradição, ao invés de países como a França, a Itália ou o Japão. Actualmente em Portugal, o interesse nas flores comestíveis é visto como uma tendência, uma moda que torna os pratos mais exóticos e visualmente mais atraentes.

Na verdade, tal como as folhas e as raízes, as flores de algumas plantas são comestíveis. Aliás, muitas delas são espécies de flores que habitualmente usamos na decoração. Normalmente são usadas frescas na alimentação, mas também podem ser conservadas, em especial secas, cristalizadas, congeladas ou mantidas em óleo. As flores comestíveis são usadas na elaboração de bebidas, xaropes, geleias, compotas, saladas, sopas, sobremesas, pães, bolos, como acompanhamento ou até como prato principal. Podem ainda aromatizar licores, vinagre, azeite e óleos.

É necessário saber que nem todas as flores são comestíveis, sendo que algumas espécies podem ser tóxicas. Saiba também que as flores utilizadas na alimentação não se compram nas floristas nem em centros de jardinagem, pois estas são cultivadas com pesticidas e outros produtos químicos prejudiciais à saúde! Não as apanhe à beira das estradas nem em outras zonas poluídas.

Aliás, colher flores comestíveis na natureza é uma tarefa apenas para especialistas! Pode adquiri-las em lojas gourmet, a agricultores especializados ou até cultivar o seu próprio jardim. Porém, já é possível encontrar flores comestíveis em alguns supermercados na secção dos legumes. Existem, ainda, misturas de flores secas que podem ser também ser utilizadas. Em qualquer dos casos, dê preferência às de agricultura biológica.

Algumas flores possuem propriedades terapêuticas e, do ponto de vista nutricional, fornecem algumas vitaminas e minerais e apresentam um baixo teor calórico.
Na sua confecção existem alguns conselhos básicos a seguir. Como são muito delicadas não se devem lavar; use um pincel suave ou um pano húmido. Habitualmente, são adicionadas após a restante receita ter ido ao lume ou são consumidas cruas em saladas.

Algumas flores de maiores dimensões - flores de abóbora, por exemplo - podem ser fritas ou panadas. Normalmente, só as pétalas são comestíveis, devendo retirar os pistilos e estames. Deve ainda escolher a flor de acordo com o prato, pois algumas possuem um sabor mais amargo, enquanto outras são mais doces. Eis alguns exemplos:

Amor-perfeito (Viola tricolor) – pode ser usado em saladas e em sobremesas. É conhecido pelas suas propriedades diuréticas.

Flores de borragem (Borago officinalis) – as suas flores frescas azuis são usadas em saladas, bolos e sobremesas.

Calêndula (Calendula officinalis) – possui um sabor ligeiramente amargo, lembrando o açafrão, pelo que é usada em pratos de arroz, peixe, sopa, queijos ou omeletas. É muito usada como corante alimentar.

Capuchinha ou chaga (Tropaeolum majus) – possui um gosto levemente picante que faz lembrar o agrião; é das flores comestíveis mais conhecidas.

Rosas (várias espécies) – as pétalas de rosa têm variadas utilizações: são usadas em infusões, conservas, sobremesas e conferem um sabor suave a pratos fritos.

Violeta (Viola odorata) – possui um sabor doce e perfumado; fresca é usada em saladas; quando cristalizada é usada na doçaria.

Outras ainda são a alfazema, a begónia, a camomila, a cravina, o gerânio, o girassol, etc.
Aproveite a chegada da Primavera e ouse experimentá-las nas suas preparações culinárias tornando-as irresistíveis!


Sem comentários: