31.3.12

Tofu



É cada vez mais comum ouvirmos falar de outros tipos de alimentação, como a vegetariana ou a macrobiótica, por exemplo, como alternativas à alimentação convencional. Para muitas pessoas esses outros tipos de alimentação são elaborados com alimentos diferentes, com nomes até estranhos, como o miso, o tofu, o tempeh, o tamari, apenas referindo alguns. No artigo de hoje, vou falar sobre o tofu, um dos ingredientes preferidos dos vegetarianos e macrobióticos, mas que, devido à suas elevadas qualidades nutritivas, deveria ser utilizado diariamente na nossa alimentação.

O tofu, originário da China há milhares de anos, depressa se tornou comum em outros países asiáticos como o Japão e a sua elaboração chegou mesmo, em tempos, a ser considerada uma arte. Originalmente destinado aos aristocratas e monges, era considerado como um alimento que promovia a longevidade.

Mas o que é e como se obtém o tofu? Na verdade, este alimento é produzido a partir da soja, de uma forma simples, idêntica ao nosso queijo comum. Em primeiro lugar, os grãos de soja são demolhados, moídos, cozinhados em água e escorridos. Deste processo é extraída a bebida (ou «leite») de soja. O tofu é produzido a partir da coagulação da bebida de soja, através da adição de minerais naturais como cloreto de magnésio ou sulfato de cálcio. Originalmente, o agente de coagulação utilizado era denominado de nigari, um componente extraído da água do mar. Embora quando confeccionado de forma caseira seja possível usar sumo de limão ou vinagre. Após efectuada a coagulação, o tofu é modelado, geralmente em pequenos cubos e empacotado. Em resumo, estamos perante um alimento de elevado valor proteico, de origem vegetal, que contém oito aminoácidos essenciais, bem como vitaminas e minerais.

Para que melhor se entenda a importância deste alimento nos países orientais, podemos igualá-lo à vasta utilização que os países ocidentais dão à batata. Ou seja, o tofu é usado como base ou ingrediente principal em inúmeras receitas culinárias, quer seja cozido, guisado, frito, assado, etc., quer como substituto da carne ou peixe, ovos ou leite convencional. O tofu é apreciado por muitos devido à sua versatilidade e, além de mais, possui todas as virtudes nutritivas atribuídas à soja.

Existem vários tipos de tofu que se utilizam de acordo com a preparação culinária pretendida. Podemos encontrar tofu com um aspecto mais sólido: versátil e adequado a praticamente todas as receitas culinárias. Existe ainda tofu com uma consistência mais suave, que pode ser ingerido cru ou utilizado, por exemplo, em sopas. Apesar de nos países asiáticos se poder encontrar tofu em quase todas as mercearias, em Portugal, bem como noutros países do Ocidente, este alimento encontra-se principalmente em lojas mais específicas, como as lojas de produtos naturais. Normalmente apresentado em embalagens plásticas, cúbicas, imerso em água, o tofu é um produto fresco com data de validade curta. Porém, existem já variedades de tofu, ultrapasteurizadas ou desidratadas cuja validade é mais extensa. Outra possibilidade é ainda congelar o tofu e utilizá-lo posteriormente.

Como já foi referido anteriormente, o tofu é rico em proteínas necessárias ao equilíbrio do nosso organismo pois reúne um elevado teor de aminoácidos essenciais, raros em outros alimentos de origem vegetal. O tofu é digerido facilmente pelo nosso sistema digestivo o que permite a completa absorção desses nutrientes. Devido a este facto, o tofu é um alimento útil na dieta de bebés, idosos, em casos de convalescença e quando se registam determinadas alergias alimentares. A soja e, consequentemente o tofu, devido ao seu elevado teor de ácidos gordos insaturados (ácido linoleico - cerca de 80%) ajuda a reduzir os níveis de colesterol e doenças cardiovasculares.

Apesar do tofu não conter níveis elevados de fibras, beneficia o sistema gastrointestinal pois possui propriedades prebióticas, ou seja, contém oligossacarídeos que ajudam a aumentar as bifidobactérias do nosso intestino, ajudando a combater situações de prisão de ventre. Devido ao seu reduzido valor calórico, o tofu é um alimento saudável para quem deseje perder peso. Podemos beneficiar de todas as propriedades sobejamente conhecidas da soja ao consumir o tofu. A soja possui ainda isoflavonas, de estrutura semelhante à dos estrogénios, pelo que é muito utilizada como adjuvante em tratamentos de substituição hormonal na menopausa e osteoporose. São-lhe também conhecidas características anticancerígenas.

Julgo serem suficientes os benefícios apresentados para que o tofu (bem como outros derivados da soja) seja introduzido na nossa alimentação diária e não apenas em regimes «especiais», como o vegetariano, por exemplo. Adicione o tofu a saladas, sopas, pratos de carne ou peixe... Use simplesmente a sua imaginação... Porém se, sentir algumas dificuldades, poderá recorrer a livros de receitas culinárias com tofu que encontrará facilmente no nosso mercado. 


Sem comentários: