31.3.12

Fortalecer sistema imunitário






TEM MAIS DO QUE UMA GRIPE POR ANO?

Assim que começa o frio é assaltado por espirros, tosse, dores de garganta e febre? Se a resposta a duas destas questões for afirmativa, está na altura de fortalecer o seu sistema imunitário. Existem duas formas naturais de o fazer: prevenir as infecções e minimizar os efeitos destas.

Prevenção

Dietas alimentares que incluem cereais, legumes, frutas da época e peixe, são aquelas que melhor contribuem para a manutenção dos níveis de imunidade naturais do organismo. A prática de exercício físico regular e apropriado ao estado de saúde de cada um, a ingestão de pelo menos 1,5 L de água por dia, o evitar a exposição a níveis de poluição elevados, o não fumar, o dormir 8 horas por dia e levar um estilo de vida calmo e com pouco stress são medidas importantes a adoptar.

Na maioria dos casos, é também necessário fornecer ao nosso organismo nutrientes específicos, para que este possa resistir melhor aos microrganismos, às variações de temperatura e às agressões climáticas. O jornal Britânico The Lancet Infectious Diseases publicou, no passado mês de Julho, um artigo cientificamente relevante no que respeita à eficácia dos tradicionais extractos de equinácia na prevenção da gripe e na redução da duração dos seus sintomas.
O estudo corresponde a 14 análises clínicas distintas a cerca de 1600 pacientes e concluiu que os extractos desta planta diminuem as probabilidades de contrair gripe em 58% e que a duração média da sua manifestação é de 1,4 dias. Mas não é tudo, quando os extractos foram tomados com vitamina C verificou-se uma redução de 86% na incidência da doença! Esta notícia reconfirma a eficácia da tradicional fórmula equinácea + vitamina C, preferida por milhões de pessoas, no mundo inteiro, para prevenir gripes e constipações.

É sem dúvida uma aposta vencedora que reduz drasticamente a probabilidade de contrair gripe. No caso de já estarmos contaminados com o vírus é ainda capaz de minimizar o período de infecção. Plantas que à semelhança da equinácea possuem propriedades imuno-estimulantes e anti-virais, como o astragálo-da-china, a unha-de-gato e o alho, podem também ser eficazmente utilizadas na prevenção gripal. São ainda importantes os poderes antioxidantes das vitaminas A e E, que mantendo a integridade imunológica do aparelho respiratório, impedem o estabelecimento e a multiplicação dos agentes patogénicos. O zinco, um mineral essencial ao funcionamento do timo (principal glândula do sistema imunitário) é igualmente útil nestes casos.

Minimizar os sintomas

Qualquer um dos elementos já referidos, se ingeridos logo após a manifestação dos primeiros sinais de infecção ajudam a diminuir a severidade e a duração dos sintomas de uma constipação. Preparações ou extractos contendo substâncias naturalmente antibióticas como flores de sabugueiro, frutos de roseira brava, tomilho, myrtol ou própolis são também eficazes.

O sabugueiro contribui para o reforço geral do sistema imunitário e promove a transpiração e a eliminação de líquidos, essenciais no alívio da febre. As bagas da roseira brava são ricas em vitamina C e a infusão destes frutos ajuda a aumentar a ingestão de líquidos necessária ao processo de cura.

O óleo essencial do tomilho, por ser brônquico, expectorante e anti-séptico, é indicado para a tosse irritativa, a bronquite e o catarro. O myrtol, uma combinação de óleos essenciais (eucalipto, citrinos e pinheiro) é uma boa alternativa aos antibióticos no caso de bronquite aguda provocada por um agente não especificado, sem o risco de se desenvolver uma resistência bacteriana. A própolis, substância resinosa produzida pelas abelhas com o propósito de proteger a colmeia do crescimento de microrganismospatogénicos, ajuda a eliminar rapidamente os vírus e as bactérias do organismo infectado.

No caso de estar constipado não se esqueça de descansar mais do que o habitual, ingerir bastantes líquidos, de preferência tisanas, caldos ou sopas quentes e suspender temporariamente a prática de exercício físico para que possa recuperar mais rapidamente.

Reforce o seu sistema imunitário de uma forma saudável e evite os espirros, a tosse, as dores de garganta e a febre tão comuns nesta altura do ano. Uma dieta alimentar equilibrada, o exercício físico, a ingestão de água, uma noite bem dormida e um estilo de vida saudável também ajudam.

Apontamentos

No caso de pertencer aos chamados grupos de risco (crianças, idosos, doentes de doenças respiratórias e cardíacas crónicas, bem como profissionais de saúde que tenham contacto com esses grupos), será conveniente optar pela vacinação antigripal convencional, a realizar durante o Outono. Se for alérgico ou sensível a produtos da colmeia não deverá utilizar própolis. Em caso de dúvida, persistência ou agravamento dos sintomas iniciais de uma constipação,
consulte prontamente o seu médico ou técnico de saúde.

Novas Abordagens

Recentemente, um outro produto natural, que segundo os seus utilizadores é muito eficaz na prevenção da gripe, assumiu o papel principal neste combate, trata-se do óleo essencial de orégão.

Tradicionalmente utilizado para aliviar a tosse, constipações e gripes, e prevenir pneumonias e bronquites, as suas características antimicrobianas são há muito conhecidas. Apesar de terem sido elaborados poucos estudos no sentido de reconhecer as suas propriedades antigripais, o óleo de orégão é desde 2005 o suplemento natural mais procurado para este fim nos EUA.

Paralelamente, alguns investigadores chegaram à conclusão que o extracto do fruto arando vermelho (ou cranberry), normalmente utilizado para tratar infecções urinárias, inibe a adesão do vírus da influenza às células do organismo e consequentemente a infecção.
Assim, o extracto de arando vermelho poderá futuramente revelar potencial terapêutico importante na prevenção da gripe.


Sem comentários: