1.5.12

Pensamento Positivo






Actualmente, temos um ritmo de vida cada vez mais alucinante, onde as exigências tanto a nível pessoal como profissional são muito elevadas. As expectativas que criamos em relação a tudo o que nos rodeia e, sobretudo ao que esperam de nós, são cada vez maiores. Por vezes, decepcionamos ou somos decepcionados e muitas pessoas passam a encarar o dia a dia com falta de confiança. A estas situações acrescem-se ainda quadros de stresse e de pessimismo que acabam por prejudicar não apenas as relações interpessoais como também a própria saúde e bem-estar. Assim, para tentar contrariar um pouco esta tendência vou falar da importância que o pensamento positivo pode ter na nossa qualidade de vida.

Os pensamentos desempenham um papel muito importante em todos os aspectos da vida. Pode mesmo dizer-se que tudo depende deles. Como o pensamento é a raiz das acções e atitudes, muitas vezes somos forçados a mudar essa origem para que as nossas acções e comportamentos se tornem mais positivos. Segundo alguns autores, existem vários tipos de pensamento que podem agrupar-se da seguinte forma: os pensamentos necessários (referem-se à nossa rotina diária); pensamentos inúteis (por exemplo, sobre o passado, sobre coisas que já não podemos modificar ou sobre probabilidades ou incertezas do futuro); pensamentos negativos (baseados em sentimentos como a ira ou o ódio e que diminuem a força interior e perturbam a paz); pensamentos positivos (permitem acumular força e são construtivos).

As contrariedades da vida são inerentes à condição humana. Não vale a pena lutar contra o inevitável, pois os problemas acontecem. Pensar positivamente não significa ignorar a realidade que nos rodeia, nem viver no irreal ou fingir ser quem não somos. Pensar positivamente significa identificar os problemas, reconhecê-los e, ao mesmo tempo, ter a capacidade de encontrar soluções. Para além de ser necessário tolerância, paciência e bom senso, o mais importante, é ser-se realista. Devemos aprender a ver o lado bom das coisas e dar-lhe mais valor.

O corpo também sente grandes benefícios já que a mente está em equilíbrio e harmonia ficando assim, menos sensível a muitas afecções. Aliás, mesmo quando são diagnosticadas doenças graves, o facto de se ter um pensamento positivo ajuda a que o paciente não entre em depressão o que poderia complicar ainda mais o seu quadro clínico. Estando o estado mental equilibrado, o organismo funciona melhor beneficiando o curso do tratamento. Reconhece, decerto, o termo "doenças psicossomáticas", bem como o facto da comunidade científica relacionar o bem-estar do espírito com o do corpo.

 Despendemos demasiada energia com pensamentos inúteis e sem sentido. Pode tornar-se a mente mais forte e saudável com pensamentos positivos. Uma mente sã é um pilar para uma personalidade forte e equilibrada. Os pensamentos, quer sejam positivos ou negativos, moldam a atitude perante os outros bem como a imagem que projectamos. Tendo uma atitude positiva consegue permanecer mais calmo quando tem de enfrentar dificuldades e ainda encontrar a solução correcta, no momento certo, não desperdiçando tempo nem energia. Sobretudo, uma atitude positiva nunca permite a falta de esperança e ajuda a manter a dignidade e o auto-respeito.

Muitos defensores da importância do pensamento positivo recorrem à meditação. Esta prática, quando executada regularmente torna a mente calma, ajuda a desenvolver pensamentos positivos e a fortalecer a condição mental. A meditação ajuda ainda a aumentar a capacidade de concentração, criatividade e discernimento ou seja, a obter harmonia interior.

Sem comentários: