Bodhichita (byang sems, byang chub kyi sems)
A aspiração de atingir a iluminação para ajudar todos os seres. A mente da iluminação, pensamento da iluminação; o voto de atingir a iluminação com o único fim de libertar todos os seres do sofrimento e de conduzi-los ao estado búdico. Trata-se também do conjunto de práticas que permitem a realização deste voto. “Estado desperto da mente”
1. A aspiração para alcançar a iluminação para o benefício de todos os seres.
2. No contexto de Dzogchen ou Mahamudra, o estado desperto inato da mente; sinónimos de rigpa, estado desperto.
3. A gota de líquido que, algumas vezes, aparece através das narinas depois da morte.
Geralmente traduzido por “Pensamento da Iluminação” ou “Espirito de Iluminação”. Este termo é o ponto fulcral do Grande Veículo. Ao nível relativo, é o voto de atingir a Iluminação para ajudar todos os seres, bem como o conjunto de práticas que permite realizar esse fim. Ao nível absoluto, designa a vacuidade, ou seja, a compreensão directa da natureza última do ego e dos fenómenos.
Bodhichita de aplicação (‘jug pa’i byang chub kyi sems)
Ao ter tomado o voto dos bodhisattvas, o praticante tenta implementar o desejo de libertar todos os seres. Compreende principalmente a prática das seis Paramitas.
Bodhichita da aspiração (smon pa’i byang chub kyi sems)
Motivado por amor e compaixão por todos os seres com consciência, o praticante desenvolve o desejo de libertar todos os seres da existência samsárica. Compreende principalmente os quatro pensamentos incomensuráveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário