De um modo geral, os principais bodhisattvas são três: Avalokiteshvara, associado à compaixão (sânsc. karuna) que elimina o veneno do apego (desejo); Manjushri, associado à sabedoria (sânsc. prajna) que elimina o veneno da ignorância (desconhecimento); e Vajrapani, associado aos métodos ou meios hábeis (sânsc. upaya) que eliminam o veneno da raiva (ódio, aversão).
Na China, quatro bodhisattvas são associados a montanhas sagradas: Avalokiteshvara (chin. Kuan-yin), Manjushri (chin.Wen-shu), Samantabhadra (chin. P'u-hsien) e Kshitigarbha (chin. T'i-ts'ang).
Avalokiteshvara
(chin. Kuan-yin, Kuan-hsi-yin; jap. Kannon, Kanzeon, Kanjizai; tib. Chenrezig/ spyan ras gzigs)
"Aquele que ouve os sons de todos os mundos", é o bodhisattva da compaixão, o mais venerado de todo o buddhismo Mahayana. Segundo as lendas, ele nasceu de um raio de luz, emanado pelo dhyani-buddha Amitaba. Das lágrimas de Avalokiteshvara, teria nascido Tara (chin. Tuo-luo, jap. Tarani, tib Drölma/ sgrol ma), o aspecto feminino da compaixão, que manifesta 21 emanações para ajudar os seres. Na China, onde Avalokiteshvara também é um ser feminino, sua montanha sagrada é P'u-t'o'-shan (província de Chekiang).
Samantabhadra
(chin. Pu-hsian, jap. Fugen, tib. Kuntuzanpo/ kun tu bzang po)
"Toda bondade"; protetor daqueles que ensinam o Dharma. No Tibet, ele é o bodhisattva das oferendas supremas; em seu aspecto dharmakaya, abraçando a consorte Samantabhadri, ele é o Buddha primordial da escola Ningyma representado a não-dualidade. Na China, sua montanha sagrada é O-mei-shan (província de Si-chuan).
Manjushri
(chin. Wen-shu, jap. Monju, tib. Jampel/ 'jam dpal)
"Fala nobre", o bodhisattva da sabedoria, que geralmente é representado com uma espada (para cortar as delusões) e uma escritura.
Na China, sua montanha sagrada é Wu-t'ai-shan (província de Shansi).
Na China, sua montanha sagrada é Wu-t'ai-shan (província de Shansi).
Maitreya
(chin. Mi-le, jap. Miroku, tib. Jampa/ byams pa)
"O amoroso"; o buddha do futuro, que deverá aparecer para restaurar o Dharma quando os ensinamentos de Buddha Shakyamuni desaparecerem.
Segundo alguns textos, ele está no paraíso de Tushita e nascerá como um Buddha daqui a trinta mil anos. Na China, ele é popularmente conhecido como o "Buddha da Felicidade".
Vajrapani
(chin. Chin-kang, jap. Kongôyasha, tib. Chagna Dorje/ phyag na rdo rje)
Um dos dharmapalas, ou protetores do dharma, associado aos meios hábeis, ao poder do método.
Seu aspecto irado simbolicamente representa que Vajrapani destrói os venenos mentais, como a ignorância, o ódio e o apego.
Kshitigarbha
(chin. T'i-t'sang, jap. Jizô, tib. Sainyingpo/ sa'i snying po)
"Aquele que abarca a terra"; bastante conhecido no Japão como protetor das crianças mortas e libertador dos tormentos.
Na China, sua montanha sagrada é Chi-hua-shan (província de Anhwei).
Mahastamaprapta
(chin. Shih-tzu, jap. Seishi)
"Aquele que obteve grande força"; ele representa o poder e a sabedoria do dhyani-buddha Amitaba concedendo o conhecimento necessário para despertar a natureza búddhica e ajudando os seres a alcançar a iluminação.
Akashagarbha
(chin. Hsü-k'ung-t'sang, jap. Kokûzô, tib. Namkhai Nyinpo/ nam mkha'i snying po)
"Aquele que abarca o espaço"; o guardião de bênçãos e tesouros infinitos, associado à sabedoria e à compaixão.
Diz-se que que todo aquele que praticar rigorosamente os seus métodos conseguirá alcançar a sabedoria de buddha e se tornar iluminado.
Diz-se que que todo aquele que praticar rigorosamente os seus métodos conseguirá alcançar a sabedoria de buddha e se tornar iluminado.
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