13.5.12

As 6 Perfeições de um Bodhisattva







Tornar-se num Bodhisattva é um enorme passo no sentido de ajudar não só a si mesmo, mas também todos os seres sencientes outro ser, tanto visíveis e invisíveis. A maioria das pessoas são auto-motivados e trabalham principalmente para resolver seus próprios problemas, mantendo os outros segundo um distante. Se alguém faz um ato de bondade, o reembolso é geralmente esperado se sob a forma de um agradecimento e / ou elogios.

Um Bodhisattva é motivado por pura compaixão e amor. Seu objetivo é atingir o mais alto nível do ser: a de um Buda. Bodhisattva é um termo sânscrito que se traduz como: Bodhi] iluminação [e [sattva ser]. E a razão para se tornar um Buddha é ajudar os outros. O Bodhisattva sofrerá qualquer tipo de sofrimento para ajudar um outro ser senciente, se um minúsculo inseto ou mamífero enorme. Na Perfeição Shakyamuni Buda 'da Sabedoria em 8.000 Lines afirma: "Vou tornar-se um salvador para todos os seres humanos, eu vou liberá-los de todos os seus sofrimentos." Se isso soa familiar a qualquer pessoa não familiarizada com Budismo,então você só precisa pensar no exemplo de Jesus Cristo, Um verdadeiro Bodhisattva.

Quando alguém entra pela primeira vez o caminho do Bodhisattva, eles desenvolvem a bodhichitta, ou a mente da iluminação. Mesmo que uma pessoa se esforça para um objectivo tão exaltada, se sentem como se eles são limitados pelo fato de que eles também estão sofrendo. De modo que possam ser de ajuda aos outros, eles decidem tornar-se Buddhas de um Buda é capaz de compaixão ilimitada e sabedoria. Além disso, os Budas são capazes de se relacionar com todos os outros no nível que for necessário. Para aqueles de pouca inteligência, um Buda irá usar palavras mais simples, e para aqueles de grande inteligência, um Buda pode explicar as respostas em uma linguagem mais exaltada.

Ao entrar no caminho do Bodhisattva, a mente deve ser iluminada. E assim, a formação começa pela geração de 6 Perfeições.


Os 6 Perfeições são: Generosidade, Ética, Paciência, Esforço, Concentração e Sabedoria.


Generosidade - Como tornar-se mais generoso? É possível livrar-se das tendências materialistas, o egoísmo eo desejo de querer ser gentil com os outros e dar a quem falta? Ser capaz de fornecer para as pessoas, iniciando um negócio e, em seguida, contratar aqueles que precisam de empregos seria rentável não só para si mas para aqueles que estavam anteriormente desempregados. Voluntariado seu tempo e talentos para aqueles que precisam deles é também uma maneira de cultivar a generosidade. Para compartilhar Budista ensinamentos para que as pessoas são capazes de ajudar a si mesmos e por sua vez, os outros, é o melhor presente que você pode oferecer. Você criou um efeito positivo ondulação. As ondulações dos ensinamentos vai viajar para longe e amplo para permitir que muitos de ser assistido.
A atitude atrás de sua generosidade é da maior importância, dando com a raiva ou o desejo de pagamento não é uma boa motivação. Mas se você tem uma motivação humilde para ajudar, então você está no seu caminho para se tornar um Bodhisattva.

Ética - Saber a diferença básica entre o certo eo errado é imprescindível para a geração de 6 Perfeições. Para praticar a perfeição da ética significa abster-se de fazer mal a si mesmo e todos aqueles ao seu redor. Matar, má conduta sexual, consumo de substâncias nocivas, como álcool ou drogas, sendo enganoso, e usar linguagem abusiva deve ser evitada. Todas as ações prejudiciais são causados por uma mente que abriga-los, portanto, é extremamente importante estar atento a todos os seus pensamentos.

Paciência - A falta de paciência, é prevalente na sociedade de hoje e isso vai mudar se quisermos evoluir para um Bodhisattva. Paciência é o antídoto para a raiva. No suplemento de Chandrakirti 'para o Caminho do Meio ", escreve ele:" Ela nos faz feio, leva ao profano, e rouba-nos de discernimento para distinguir o certo do errado. "Quando ficamos com raiva, nossa rigidez do corpo, nosso sangue se eleva a pressão, o nosso respiração fica comprometida, como é a nossa razão. Demasiadas pessoas definham nas prisões devido a um alguns segundos quando eles saíram de controle e sua raiva prejudicado alguém. A raiva dirigida a si mesmo pode resultar em suicídio. A raiva provoca guerras de todos os tamanhos.
Paciência cria uma alegria dentro de nós. Nossas características se relaxado e podemos ver muitos anos mais jovem. Estamos, então, tolerante e feliz, e muito mais no caminho de se tornar um Bodhisattva.

Esforço - o esforço entusiástico é necessário se você quer conseguir alguma coisa, mas por algo tão nobre e desafiador como ingressar nas fileiras dos Bodhisattvas, o esforço é definitivamente uma obrigação. Quem não quer reembolsar imediatamente os seus esforços? No entanto, o caminho do Bodhisattva é árdua e exige virtudes que muitos de nós no momento falta. A preguiça é uma falta enorme que reduz o esforço. O amanhã nunca chega para que o seu esforço é necessário agora!

Concentração - O desenvolvimento de uma mente calma através de meditação aguçará nossa concentração. Ser capaz de se concentrar unifocadamente em um objeto com uma mente vacilante não será uma grande vantagem. A mente calma, respeitando desenvolve a clarividência ea capacidade de curar a nós mesmos e aos outros. Quando irradia calma interior e exterior, você se tornará como um farol em uma noite tempestuosa. Você vai inspirar outros com a sua forte capacidade mental e por sua vez vai querer a paz interior que você encontrou por si mesmo. A concentração é uma forma de consciência. Isto significa que quando você paga inabalável atenção para o que você está fazendo, você evita muitas frustrações. Falta de atenção na cozinha pode resultar em queima de uma caçarola, que não só perder os ingredientes, mas o dobro do tempo será gasto limpar a bagunça. Não praticar a atenção plena na condução, provoca acidentes. Como Lama Tsong Khapa escreve em seu "Resumo das Etapas do Caminho ':" A concentração é um rei com o domínio sobre a mente, uma vez colocado, imóveis como o rei das montanhas. "

Sabedoria - A sabedoria é a raiz de todas as grandes qualidades que podemos cultivar na vida. Como a perfeição Sexta, é o total dos outros cinco. Meditação sobre a sabedoria é essencial para entrar na fase de ser um Bodhisattva. textos budistas enfatizar dois temas essenciais quando se trata de altruísmo conhecimento e impermanência. Tudo muda constantemente. Um dia você sair do trabalho às 5:30, no dia seguinte é 5:45. Nada é fixo, é variável. Quanto ao altruísmo, devemos primeiro descobrir a localização do self. É no corpo? Se sim, onde, a mente? O mundo físico e todos os seres vivos são criados pela mente. Como somos os resultados de nossas ações passadas, assim é o mundo em que vivemos desde há lugares no mundo que são como o céu, as áreas em virtude tanto se tem assente que as pessoas viajam grandes distâncias para ver como locais maravilhosos. Por outro lado, as regiões infernais são acumulações densas de força e do mal não prospera lá, manter as pessoas cativas para os estados negativos de consciência.

Para se tornar um Bodhisattva é ser destemido. Não há aversão por aqueles que são hostis e não há apego obsessivo para aqueles que estão mais próximos de nós. Não há nenhuma posse, só o amor, compaixão e discernimento sobre a natureza da realidade.

Sem comentários: