O Sutra do Coração é um ensinamento do Bodhisattva Avalokitesvara, Buda da Compaixão, ao monge Shariputra. É cantado regularmente por seguidores do Budismo em reuniões e em práticas de meditação. Embora o Sutra do Coração seja muito breve contém os conceitos chave da filosofia budista. Estes incluem os skandhas, as quatro nobres verdades, o ciclo da interdependência e o conceito central do Budismo Mahayana: o vazio.
OM...
Homenagem à venerável Prajana Paramita!
Avalokiteshvara o Bodhisattva,
Em profunda meditação Prajana Paramita
Viu claramente a vacuidade da natureza dos cinco agregados*
E libertou-se de todo sofrimento e dor.
Ó Shariputra, forma não é senão vacuidade,
Vacuidade não é senão forma;
Forma é precisamente vacuidade,
Vacuidade é precisamente forma.
Sensação, percepção, impulso,
Conhecimento são também assim.
Ó Shariputra, todas as coisas são expressões da vacuidade.
Não nascidas não destruídas;
Não maculadas, não puras,
Sem crescimento sem declínio.
Assim na vacuidade não há forma,
Sensação, percepção, impulso nem consciência;
Não há olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo, mente;
Não há cor, som, odor, sabor, tacto, objeto;
Não há campo de visão nem campo de consciência;
Não há ignorância nem fim da ignorância.
Não há velhice e morte nem cessação da velhice e morte;
Não há sofrimento nem causa do sofrimento.
Não há caminho, não há sabedoria nem proveito.
Sem proveito, assim os Bodhisattvas
Vivem esta Prajana Paramita
Sem obstáculos na mente.
Sem obstáculos e por isso sem medo.
Muito para além das ilusões;
O Nirvana é aqui.
Todos os Budas passados, presentes e futuros
Vivem esta Prajana Paramita
E alcançam a suprema, perfeita iluminação.
Por isso deves saber que a Prajana Paramita é o sagrado mantra;
O mantra de grande sabedoria, o melhor mantra.
O mantra luminoso, o mantra supremo,
O mantra incomparável.
Que dissipa todo o sofrimento.
Isto é verdade.
Por isso pratica o mantra Prajana Paramita
Por isso pratica este mantra e proclama:
GATE GATE PARAGATE PARASAMGATE BODHI SVAHA!
(Gya-tei gya-tei Ha-ra gya-tei Hara so gya-tei Bo-ji-sowa-ka)
e significa algo como "Vai, vai, vai além, vai muito além - desperto - assim seja!"
Isto completa o Coração da Venerável Perfeição da Sabedoria.
* Os cinco agregados [da vida material]
Forma ou matéria: o mundo físico externo e o mundo interno constituido pelos orgãos. Exemplo: um fogão quente.
Sentimento ou sensação: sentir o objeto como agradável, desagradável ou neutro. Exemplo: a pele entra em contacto com o fogão quente.
Percepção ou conceituação: o objecto é reconhecido ou não (pelo cheiro ou som ou pela forma). Exemplo: a pele percepciona (pelo tato) que o fogão está quente.
Vontade ou impulso: hábitos mentais (pensamentos, ideias, opiniões, decisões) desencadeados pelo objecto. Exemplo: ao contacto da pele com o fogão quente o corpo afasta-se como reação.
Consciência ou discernimento: o mental está consciente do objeto (base da sua experiência). Exemplo: sentir o calor na pele e pensar "Ai!"
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